quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Árvores do Sertão: Craibeira


A Craibeira (Tabebuia aurea) é uma árvore de grande porte, atingindo de 5 a 20m de altura. Possui fruto do tipo folículo, com sementes aladas, dispersas pelo vento. Ocorre nas margens de rios temporários do Nordeste semiárido, integrando também a flora dos Cerrados de quase todo o Brasil. Na língua Tupy recebe o nome de Carayba, que significa lenho forte e duro. 
Com inestimável valor estético, a Craibeira destaca-se na paisagem da Caatinga por sua beleza natural, principalmente na floração. A sabedoria popular diz que “aonde nasce Craibeira, tem um olho d’água” ou “quando as Craibeiras florescem bastante, significa que o próximo ano será bom de inverno”. 
Na caatinga seca, quase todas as árvores perdem suas folhas, as Craibeiras exibem o verde estonteante de suas copas, lá no alto. E a caatinga triste, estalando pelas queimaduras do tempo, a paisagem acinzentada tomando conta do mundo, vê nas Craibeiras o anunciar da esperança do resistir. E ao contemplarem a tristeza da seca, trazem a esperança do renascer. Vão soltando suas folhas. No ato dessa soltura, fazem brotar as flores. Flores amarelas. E quando todas as folhas descem ao chão, a copa se coroa toda de amarelo. Amarelo de vida no meio da caatinga triste acinzentada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário